Campanha Anti-Plágio

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Carmela e Lorenzo - Rubens Conedera

Ouvi falar do livro pela primeira vez quando o autor me enviou informações para eu postar no quadro "Incentivo à Literatura Nacional". De início não me interessei muito, mas então vi resenhas positivas e apaixonantesa, além de comentários de pessoas que adoraram o livro. Emtão, é claro, eu também fiquei louca para lê-lo.
Eu o recebi em um book tour e mal me conti de alegria quando ele chegou em casa. Agora, vocês poderão conferir minha resenha também ;)

"Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma inesperada, dando inicio a uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue. Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários ricos em obras de arte, intrigas e violência. Após algumas revelações a cerca do segredo que norteia a vida de Lorenzo, poderá Carmela aceitá-lo como é, desafiando perigos e contrariando aos costumes patriarcais e suas próprias crenças?"


Nota: 




Em uma palavra: Artístico

Começamos o livro com a história de Carmela e sua difícil vida depois da morte da irmã e, principalmente, do casamento das irmãs. Seu pai era distante emocionalmente e ela temia o destino de se casar com um desconhecido.
Vê com esperança a possibilidade de adiar um pouco seu destino quando Marcello, pintor, a contrata por um tempo para ser sua ajudante. Lá ela conhece Ludovica, mulher de Marcello e que Carmela tem como mãe; Carmo e Giovane, dois ajudantes. O primeiro se mostra uma espécie de amigo, quanto ao outro apresenta aquele interesse egoísta por Carmela, aquela paixão mimada. Capaz de qualquer coisa...
Opa, é melhor eu interromper por aqui, rsrs (sim, ainda estou muito, muito irritada com ele).
Então Lorenzo entra na história, um pouco tarde, achei. E, ao contrário do que acreditei, Carmela e Lorenzo não se olham e é amor à primeira vista. Na verdade tudo o que ela sente por ele é curiosidade e ele talvez até mesmo um pouco de aversão. E foi dessa curiosidade que nasceu o amor entre os dois.
Assim que ela descobre o que sente de verdade entra a parte de Lorenzo, e em sua narração em “itálico” descobrimos sua história e como ele lida com ela, assim como seus sentimentos correspondidos por Carmela. Outra parte do livro entra, mas dessa vez escrito por Carmela e Lorenzo e com a narração intercalando entre os dois. Juro que isso não fica confuso. Na verdade, achei diferente e legal.
Porém Carmela vê algo que a faz desacreditar no amor de Lorenzo e isso dá uma reviravolta... Bem, digamos apenas que o amor deles é tão forte que os fez superar isso e muito mais do que veio pela frente. Eles se uniram e se ajudaram e se amaram puramente.
Adorei os pais de Lorenzo, assim como os valores da família. É raro encontrar algo assim, tanto em livros quanto na vida real. O amor incondicional deles para com o filho Lorenzo também é emocionante.
Carmela me mostrou ser uma garota forte, para sua idade, época e estilo de vida. Também me admirei muito com a história de Ludovica. Ela se mostrou forte e nos disse que podemos, sim, escolher nosso destino.
Misturar personagens reais com fictícios, ou até mesmo boatos, foi interessante à obra. Eu até poderia dizer que trazia uma realidade a mais, se Lorenzo não fosse um vampiro, rsrsrs.
Em suma, eu gostei do livro, amei a história e fiquei apaixonada pelo casal.

3 comentários:

  1. Adorei sua resenha Pamela!! Simples e objetiva, passou o clima do livro e os sentimentos. Parabéns e obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro ainda. Mas a história pareceu bastante interessante. Adoro romances!
    Parabéns pela sua resenha.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Linda resenha, adorei este livro tb..
    pude recordar lendo sua resenha!!

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Outros livros:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...